top of page

A Escrava Isaura

Autor: Bernardo Guimarães

Publicado em: 1875

A Escrava Isaura escrita em plena campanha abolicionista, conta a história de uma escrava de pele branca que foi criada como filha na família em que serve. Isaura foi durante muito tempo a protegida da matriarca, que prometeu que após a sua morte a moça deveria ser liberta. Entretanto, esse último desejo não foi satisfeito e Isaura se tornou propriedade de Leôncio, um jovem sem caráter que por ela se interessa, apesar de casado. Por ser muito bela, a jovem desperta paixões em diversos personagens.

O pai de Isaura, homem livre chamado Miguel, conseguiu reunir a quantidade necessária para libertar a filha, porém, Leôncio descumpriu a promessa feita para Miguel pelo seu pai. Ao saber disso, Malvina retorna a casa dos pais deixando-o livre para atormentar Isaura. Ela e seu pai decidem fugir para o Nordeste onde ela conhece Álvaro, homem por quem se apaixona e é correspondida, entretanto ela é desmascarada em um baile, mas Álvaro continua a defender a amada.

Isaura a ser descoberta, volta a ser escrava de Leôncio que faz uma manobra para Isaura casar com Belchior, porém, antes que a cerimônia fosse realizada, surge Álvaro, que descobre que Leôncio está falido e adquire tudo que pertencia a ele incluindo Isaura. Leôncio se mata e o desfecho é próspero.

Em 1976 o romance foi adaptado para a televisão, se tornando uma novela. E em 2004, houve uma segunda adaptação, também em forma de novela televisiva.

    Cultura de Raiz          2º ano A - Colégio Montessori         Cruz das Almas- Bahia

bottom of page