top of page

A Escrava Isaura

Autor: Bernardo Guimarães

Publicado em: 1875

Esta obra conta a história de uma escrava de pele branca que foi criada como filha na família em que serve. Isaura foi durante muito tempo a protegida da matriarca, que prometeu que após a sua morte a moça deveria ser liberta. Entretanto, esse último desejo não foi satisfeito e Isaura se tornou propriedade de Leôncio, um jovem sem caráter que por ela se interessa, apesar de casado. Por ser muito bela, a jovem desperta paixões em diversos personagens. 

Úrsula

Autora: Maria Firmina dos Reis

Pubicado em: 1859

Considerado por parte dos historiadores o primeiro romance abolicionista da literatura brasileira tematiza o assunto ¨negro¨ e narra a condição do ser negro no Brasil. O romance trata de uma trágica história de amor entre dois jovens: a pura e simples Úrsula e o nobre bacharel Tancredo, à primeira vista aparentam ser uma clássica história de amor. Porém, logo nota-se, que mesmo sendo escrito num período de nacionalismo exacerbado as preocupações presentes no romance são outras.

As Vítimas Algozes

Autor: Joaquim Manoel Macedo

Publicado em: 1869

Diferente da maioria das obras abolicionistas, As Vítimas Algozes expõe três contos onde o negro se torna o carrasco, causando o sofrimento do seu senhor. Porém ao contrário do que se pode parecer, o autor deixa bem claro que todas as cruéis atitudes praticadas pelos escravos são consequências da escravidão e da exclusão social sofrida pelo negro.

    Cultura de Raiz          2º ano A - Colégio Montessori         Cruz das Almas- Bahia

bottom of page