top of page

  1. (UNESP)

O termo “africanização” designa países que, mesmo não pertencendo ao continente africano, apresentam as seguintes características: fome crônica, elevada dependência de ajuda humana externa e mortalidade causada por doenças já erradicadas na maioria dos países.

Assinale a alternativa que contém todos os países que se enquadram nessa classificação.

a) Somália, Ruanda, Turquia, Bangladesh, Haiti.
b) Etiópia, Somália, Bangladesh, Haiti, Ruanda.
c) Etiópia, Somália, Ruanda, Moçambique, México.
d) Bangladesh, Haiti, Colômbia, Etiópia, Somália.
e) Moçambique, Ruanda, Panamá, Somália, Haiti.

 

 

  2. (FUVEST)

No processo de ocupação da África Negra pelos europeus surgiu um tipo étnico chamado afrikander descendente  de:

a) ingleses belgas, de formação anglicana.
b) dinamarqueses e holandeses, de formação calvinista.
c) portugueses e espanhóis, de formação católica.
d) alemães e belgas, ligados a Igreja Anglicana Reformada.
e) holandeses e alemães, ligados a Igreja Reformada Holandesa.

 

 

  3. (FUVEST)

O rio São Francisco, no Brasil, e o Nilo, na África, apesar de suas diferenças de extensão, traçado e paisagens percorridas, oferecem algumas sugestivas analogias geográficas. Isto ocorre porque apresentam:

a) trechos terminais em forma de estuários, situados em regiões intertropicais secas, e nascentes em áreas equatoriais úmidas.
b) trechos terminais fertilíssimos, em forma de grandes deltas intensivamente cultivados, situados em oceanos abertos.
c) médios e baixos cursos em zonas desérticas que se beneficiam com a regularidade de suas cheias, obtidas graças aos grandes represamentos realizados nos altos cursos.
d) longos cursos permanentes de direção Sul-Norte, cortando zonas de climas quentes muito contratantes, inclusive secos, alimentados por cabeceiras situadas em áreas úmidas.

e) cursos típicos de planaltos com climas tropicais de estações alternadas, só atingindo cotas abaixo de 200m em trechos bem próximos da foz.

 

 

  4. (LONDRINA)

Na África, uma extensa faixa que se estende no sentido leste-oeste, desde a Europa até o Senegal abrangendo todo o sul do Saara, recebe de seus habitantes a denominação de Sahel. É área caracterizada pelo predomínio de:

a) vegetação mediterrânea.
b) floresta equatorial.
c) floresta tropical.
d) estepes.
e) savanas.

 

 

  5. (FATEC)

A escravidão indígena adotada no início da colonização do Brasil, foi progressivamente abandonada e substituída pela africana, entre outros motivos, devido:

a) ao constante empenho do Papado na defesa dos índios contra os colonos.

b) à bem sucedida campanha dos jesuítas em favor dos índios.

c) à completa incapacidade dos índios para o trabalho.

d) aos grandes lucros proporcionados pelo tráfico negreiro aos capi¬tais particulares e à coroa.

e) ao desejo manifestado pelos negros de emigrarem para o Brasil em busca de trabalho.

 

 

  6. (ASSAID)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                               Escravos recém-chegados da África (desenho de Charles Landsen, 1825)

 

A imagem acima mostra escravos ainda no porto de desembarque na colônia. Com base nela e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.

a) Os escravos retratados na imagem são os chamados crioulos e que, por terem nascidos no Brasil, podiam ter filhos e criá-los na senzala, condição negada aos chamados escravos ladinos e boçais.

b) O poeta trata do escravo boçal, aquele recém-chegado à cidade, proveniente do campo. A dura vida de escravo de ganho o faz sentir saudades da docilidade do senhor de engenho.

c) os escravos como os da imagem, em geral, chegam devastados física e moralmente. A condição de cativo, o sofrimento da viagem e a barreira da língua contribuem para que muitos deles até morram em meio à depressão profunda.

d) Os negros escravizados, na imagem acima, são chamados de boçais. São eles que, tão logo chegam ao Brasil, articulam as mais violentas revoltas, colocando em risco toda a ordem social, bem como a autoridade e o poder da aristocracia rural brasileira.

 

 

  7. (FAFI-MG)

Analisando as estruturas econômicas coloniais, o historiador Caio Prado Jr., assim se referiu ao tema da escravidão: “É aliás esta exigência da colonização que explica o renascimento, na civilização ocidental, da escravidão em declínio desde os fins do Império Romano e já quase extinta de todo neste século XVI em que se inicia aquela colonização”. 

A qual exigência da colonização o autor está se referindo?

a) Ao fato de o litoral brasileiro apresentar imenso potencial mineral e somente os escravos africanos terem a necessária técnica de extração.

b) À definição de uma colonização baseada na plantation, dentro dos padrões mercantilistas da época moderna.

c) À impossibilidade de se utilizar o trabalho escravo dos indígenas, visto que não se adaptaram de forma conveniente ao trabalho compulsório.

d) À especialidade própria das regiões americanas, que estavam a exigir a implantação de um amplo sistema de feitorias destinadas ao comércio dos produtos tropicais.

 

 

    Cultura de Raiz          2º ano A - Colégio Montessori         Cruz das Almas- Bahia

bottom of page