Tribo Xavante
O povo indígena xavante, autodenominado a’uwe ("gente") ou a'uwẽ uptabi ("gente verdadeira"), pertence linguisticamente à família linguística jê.
A população xavante soma, atualmente, cerca de 15 000 indivíduos distribuídos em 12 terras indígenas - todas localizadas no leste do estado de Mato Grosso, na Amazônia Legal.
Sua tradição tem uma maneira própria de ser transmitida e transformada, através de relatos, rituais e ensinamentos. A escrita é uma necessidade para qual o povo xavante se adaptou, com o intuito de reivindicar seu espaço na sociedade nacional e internacional.
Os xavantes têm uma organização supostamente dualista e essa percepção da vida como um todo divide tudo permanentemente em metades opostas e complementares.
Tribo Enawenê-nawê
Os Enawenê-Nawê (ou Enáuenês-nauês), antigamente também conhecidos por Salumã, são um grupo indígena brasileiro cuja língua é da família Aruak.
Os cerca de 560 indivíduos vivem em uma única aldeia às margens do rio Iquê, no estado de Mato Grosso, mais precisamente na Terra Indígena Enawenê-Nawê, de 742 mil hectares e que é apenas parte de seu território original. A religião desta tribo é denominada de xamanismo.